CONGRESSO »   APRESENTAÇÃO

Os Encontros Nacionais de Química Analítica (ENQA) têm sido realizados a cada dois anos, tradicionalmente em anos ímpares. A partir da última edição, sediada em Florianópolis, o ENQA passou a ser realizado em anos pares. A primeira edição do evento ocorreu no início da década de 1980, o que confere ao ENQA uma tradição de mais de 30 anos e permite classificá-lo como o maior e mais importante evento científico de Química Analítica do Brasil e um dos principais eventos de Química da América Latina. O número de participantes vem crescendo a cada edição, com média aproximadamente superior a 1000 participantes nas quatro últimas edições, demonstrando o sucesso do evento e o fortalecimento da Química Analítica brasileira. O ENQA é um evento itinerante da Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), e Caldas Novas/GO sediará o evento, em 2018, primeira edição na região Centro-Oeste do país.


O objetivo principal do evento é promover um fórum de discussão sobre os avanços da Química Analítica por meio de conferências, palestras, sessões coordenadas, palestras técnicas, workshops, minicursos e apresentações de trabalhos na forma de pôster. O ENQA visa também permitir a interação direta dos participantes com as empresas aliadas ao setor de pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade em QA, algo viabilizado pela feira de instrumentação analítica, que ocorre concomitantemente ao evento científico.


Especialmente em 2018, o ENQA será realizado juntamente com o 7o. CIAQA, assim como aconteceu nos anos de 2005 e 2009 nas cidades de Niterói/RJ e Salvador/BA, respectivamente. A realização conjunta dos dois eventos é uma oportunidade única de promover a interação dos pesquisadores brasileiros com pesquisadores Ibero-americanos.


O ENQA, historicamente, conta com uma expressiva participação de professores universitários, pesquisadores de instituições públicas e privadas, estudantes de pós-graduação e de graduação do Brasil e também de outros países, principalmente de países da América do Sul. Nos últimos anos tem sido expressiva a participação de profissionais da indústria.


         Nos últimos anos, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade de Brasília (UnB) vêm se destacando na área da Química e, em particular, na Química Analítica. Os Programas de Pós-Graduação nas duas Instituições têm contribuído de forma significativa para a formação de recursos humanos na região Centro-Oeste. O Estado de Goiás, por sua vez, além de possuir diversas instituições de ensino com envolvimento na pesquisa acadêmica e aplicada, apresenta um importante e crescente parque industrial, com empresas de diferentes portes, incluindo um dos maiores polos farmacêuticos do Brasil.


A cidade de Caldas Novas é reconhecida como a maior manancial hidrotermal do mundo, onde a temperatura da água pode atingir 50°C. De acordo com estatísticas do Ministério do Turismo, divulgadas em 2017, a cidade goiana é o oitavo destino mais visitado do país, justificando sua escolha para sediar o principal evento científico de Química Analítica no Brasil. Consequentemente, a expectativa de público é extremamente positiva e, no mínimo, comparável ao de eventos anteriores.

 

Patrocínio
Prata:
    Patrocínio
Bronze:
   

 


Realização:      



Organização:   Win Eventos